segunda-feira, 15 de abril de 2013


O JUIZ E O PORCO

                                        Samuel Castiel Jr.

 

 


 

 

 

 

 

 

        Eram como popularmente se diz “carne-e-unha”. Compadre pra cá, compadre pra lá! Suas esposas estavam sempre juntas. Até que um dia, por questões dos  limites de suas terras, a amizade azedou e a compadragem acabou! Viraram inimigos e a briga foi parar na justiça. O compadre mais pobre contratou um advogado que era seu velho amigo e que cobrou um preço razoável por seu serviço. Mas o advertiu que seria uma demanda difícil, teria que usar muito tato e não garantia sair vitorioso. A outra parte tinha contratado um advogado experiente, de um escritório renomado na cidade. Seria um processo demorado e, apesar de uma sentença que lhe foi favorável num juizado de primeiro grau, houve recurso e agora tudo poderia acontecer, até mesmo perder a causa! O tempo passou, o processo foi todo instruído dentro dos prazos legais! Tudo transcorrendo normalmente. Um certo dia, o seu advogado e amigo o chamou para dizer-lhe que na semana seguinte o seu processo seria julgado.

-- Ótimo! – disse o compadre mais pobre. Consiga-me o endereço desse juiz!

-- Mas pra que? O que você pretende fazer?

-- Tive uma ideia, doutor! Vou mandar pra casa desse juiz um porco cevado daqueles que tenho lá na fazenda!

-- Pelo amor de Deus não faça isso! Vai colocar tudo a perder! Conheco o juiz que vai dar  a sentença final É um magistrado muito sério, dos mais rígidos do Tribunal! Além dele não aceitar o seu porco, vamos perder a causa com toda a certeza! Por favor – repito, não faça isso!

              Os dias passaram e chegou o dia do julgamento. O resultado foi favorável ao compadre mais pobre, que saiu vencedor. O advogado seu amigo correu para cumprimentar seu cliente e foi logo dizendo:

-- Não lhe disse que iríamos ganhar, desde que você não mandasse de presente aquele maldito porco!

-- Acontece que mandei!...

-- Não é possível! Não acredito!

-- Mandei sim doutor! Mas foi em nome do compadre rico!...

                                                                                                                                         PVH-RO, 15/04/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário